A inflamação na unha do cachorro é uma resposta natural do organismo frente a alguns problemas. Ou seja, ela representa uma defesa do corpo: o sangue chega ao local da lesão repleto de células novas para tentar combater microrganismos.
Estes podem ser bactérias, fungos, vírus, protozoários ou outras partículas nocivas que estejam tentando invadir o corpo do animal. Se apenas a unha do cachorro estiver inflamada, o problema recebe o nome de oniquite. Porém, se a inflamação também atingir a pele ao redor, o quadro clínico é chamado de paroníquia.
Inflamação na unha do cachorro: o que pode ser?
Um cão com a unha inflamada pode ter sofrido traumas ou lesões específicas nesta região. Por exemplo, se o pet enroscar a pata em um galho na rua e ficar machucado, o problema pode surgir.
Entretanto, vale ressaltar que esse tipo de lesão, embora seja comum, também merece atenção. Outras doenças, desde as mais simples até as mais sérias, provocam o mesmo sintoma.
Portanto, antes de administrar um remédio para unha inflamada, é importante conhecer todas as possíveis causas do problema. Confira abaixo.
Traumas, como batidas e unhas encravadas;
Doenças de pele fúngicas, como dermatofitose;
Doenças de pele causadas por leveduras, como malasseziose;
Doenças de pele causadas por ácaros (sarna), como demodiciose;
Doenças imunomediadas, como oniquite lupoide ou pênfigo;
Doenças sistêmicas, como leishmaniose;
Alergias;
Infecções bacterianas;
Desnutrição.