Se você tem passado muito mais tempo em casa, seu cão, sem dúvida, gostou deste tempo com você. E se você adotou um cão durante este período, a única rotina que ele conheceu foi a atual – com você mais presente. O desafio surge quando seu cão precisa começar a passar mais tempo sozinho em casa. Alguns cães aceitam mudanças em sua rotina e ausências de seus donos. Mas, para outros, esta nova ausência pode causar ansiedade de separação, o que é angustiante para os cães e seus donos
O que é ansiedade de separação?
Ansiedade de separação é quando os cães acham estressante ficar longe das pessoas às quais estão mais ligados. Eles podem ficar extremamente ansiosos e essa angústia pode se revelar em uma ampla gama de comportamentos. Veja abaixo alguns dos sintomas a serem observados.
Por que os cães desenvolvem ansiedade de separação?
Você pode achar que é improvável que seu cão desenvolva ansiedade de separação ou pode se surpreender ao notar que de repente ele começou a se comportar de maneira diferente. A dificuldade é que há uma série de fatores que podem causar ansiedade de separação em cães e a causa principal pode ser difícil de identificar.
Alguns cães começam a ficar ansiosos se houver uma mudança repentina em sua vida, como mudar para uma nova casa ou família. Ou se de repente começarem a passar muito menos tempo com seus tutores do que costumavam, como quando as pessoas voltam a sair para trabalhar após um período de isolamento. Até a perda de outro animal de estimação pode causar ansiedade de separação.