
Apesar de ser menos comum, existem pessoas que optam por ter calopsita em apartamento. Enquanto alguns gostam da ave por ser diferente, há quem se incomode com o barulho. Então, o que fazer para evitar conflitos entre moradores?
Primeiro, é importante saber que é permitido criar animais em apartamento que não tragam riscos à higiene e à saúde dos demais moradores do condomínio. Ainda assim, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a boa convivência entre todos.
É possível criar calopsita em apartamento?
Sim, qualquer calopsita pode ser criada em apartamento. Isso porque o Ibama classifica o animal como uma ave doméstica. A proibição somente vai existir se o condomínio especificar em regimento interno e houver justificativa para isso.
Apesar de serem dóceis, as calopsitas exigem certo cuidado do tutor. Isso porque requerem certa atenção ao seu bem-estar e qualidade de vida. Aqui, alguns fatores estão incluídos, como:
Boa alimentação;
Habitat higienizado e tranquilo;
Interação constante entre o animal e seu dono.
Por que a calopsita é um bom animal para apartamento?
As calopsitas são aves de grande capacidade de socialização. Por isso, são a escolha de muitas pessoas como pet. Além disso, são inteligentes, mansas e de fácil manutenção. Outras características desse animal são:
Exigência de pouco espaço;
Baixo custo para criação;
Hábitos diurnos, o que faz com que durmam à noite;
Baixo odor dos seus dejetos, além de serem pequenos;
Baixo risco de fuga, porque se acostumam ao toque e podem até passear nos braços do tutor.